domingo, 20 de dezembro de 2009

Meus momentos nesta escola.

Em uma poesia;
vou contar minha história.
Na escola Paulo Freire,
viví momentos de glória.

Professores, cantineiros e gestores,
não tenho do que reclamar.
Se pegaram no meu pé,
só tentaram me ajudar.

Ganhei muitos amigos,
comecei a paquerar.
Fiz aulas de campo
esperando o futuro chegar.

Um lugar descontraído?
é a biblioteca.
Que nas horas de angústia
lá fazemos nossa festa.

Nossa querida bibliotecária
com seu jeito especial.
Tenta agradar a todos
sempre por igual.

Dona Otília lhe agradeço
pela sua confiança.
O carinho que me deu
e pela sua tolerança.

Nesta pequena escola,
comecei a cursar.
Vendo com outros olhos
O que é AMADURECER.

Meus professores preferidos?
não posso lhes contar.
Cada qual com seus talentos,
todos vão lhes ajudar.

Do primeiro ao nono ano
fiz grandes amizades,
levarei todos vocês
pra toda eternidade.

Dos quatro canto desta escola
tenho uma recordação
que carregarei para sempre
dentro do meu coração.

Quando alguém precisar
sabem onde me encontrar
estarei em outra escola
tentando me aprofundar.

A escola Paulo Freire
tem tudo isso e muito mais.
Mas como o tempo corrido
vou lhes deixar em paz.

Tenho que ir embora
com meu coração partido.
Minha vida sem o CERU,
não terá nenhum sentido.

Esses são os versos
que eu tinha pra dizer.
fazer parte desta escola
foi um enorme prazer.

Meu nome é Aniérdna
aqui fiz acontecer,
Hoje eu quero agradecer
por me fazeres viver.

POESIA DE UMA EX-ALUNA.
Aniérdna
Turma:9º Ano

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Semana da consciência negra

Como superar o preconceito e o racismo no Brasil.

Diga não ao preconceito
para vivermos melhor
pois cada dia que passa
o país fica pior.

O negro por onde passa
logo é discriminado
só por que tem cor escura
ele não é respeitado.

Quando Deus criou o mundo
fez tudo com muito amor
mas o preconceito racial
foi o homem quem criou.

Negro é amor, traz paz
é união
o negro também faz parte
de uma micigenação.

Tenha muita consciência
para o preconceito acabar
pois se não for assim
nada vai adiantar.

Estamos em uma luta
entramos para ganhar
e o preconceito racial
temos que superar.

ALUNA: Daniela Márcia da Costa.
TURMA: 9º ANO B

Concurso de produção de texto

Poesia vencedora do concurso
CRUZ CIDADE OURO COM IDADE PRATA



Situada na região Norte do Estado do Ceará, Cruz é uma linda cidade com potenciais econômicos que que viabilizam a sustentabilidade de seus habitantes.
A cultura do caju no município é a base de sua economia, contando também com a pesca, principalmente na praia do Preá que gera emprego e renda melhorando a situação financeira do seu povo.
O artesanato e a indústria na aréa de confecções são fatores importantes para a melhoria de vida das pessoas inseridas nesse processo.
Com quase 25 anos de independência politíca, Cruz já conta com importantes obras públicas, como o Centro Administrativo__obra referência no nosso Estado,escolas, praças, biblioteca, brinquedoteca, hospital, postos de saúde e laboratórios de informática.
Em fase de construções públicas pode-se destacar em Cruz, duas grandes obras: o calçadão que já está sendo útil para jovens, adultos e idosos fazerem caminhadas com mais comodidade e a Vila Olímpica, outra grande obra que será, com certeza, destaque no Estado do Ceará pela sua mega estrutura que permitirá a prática de diversas modalidades esportivas.
Assim a população cruzense cresce a cada dia em todos os âmbitos em busca da concretização de seus objetivos.

ALUNA: Aparecida Flávia Nascimento.
TURMA: 8ºANO B
TURNO: TARDE

Cruz, Cidade ouro com idade prata.

Em Cruz, temos várias coisas legais que dá privilégios para sociedade, entre elas as escolas públicas, hospitais, a brinquedoteca, além da biblioteca e outras coisas mais.
As escolas ensinam tudo para os alunos dão até oportunidade para os mais velhos de estudar por não ter conseguido estudar mais cedo, os hospitais atendem os idosos e a toda comunidade.
O nosso município também nos oferece várias áreas de lazer direcionada para os jovens, praças onde todos se divertem, a construção da Vila Olímpica que tem muitos tipos de esportes, inclusive o futebol, na escola do estado temos a quadra coberta onde todos podem jogar, meninos e meninas se divertem nesse lugar. Também em nossa cidade realizamos vários festejos: A festa da nossa paróquia em homenagem a São Francisco de Assis que é comemorada durante o mês de setembro. É uma festa muito bonita que reuni a nossa localidade e também as localidades vizinhas.
Temos também em nossas escolas, comemorações típicas, entre elas as mais importantes são as quadrilhas que se realizam com a participação dos estudantes.
Eu amo minha cidade, nela tem tudo que preciso para ser feliz e viver em paz.

Cruz, cidade ouro com idade prata.

Cruz completando os seus 25 anos de grandes conquistas e realizações, e dando o melhor para nossa comunidade. Dando trabalho, educação, esporte e lazer, se esforçando para dar o melhor para todos nós.
Cidade ouro em cultura, pinturas, artes em gerais. Mas com tudo isso, Cruz tem pontos negativos como: a falta de água nas escolas, a falta de motoristas, que cumpram seus deveres e etc.
Cruz é um bom lugar de se viver, vamos sempre, juntos, fazer de nossos pensamentos, ações concretas,para que se possa transformar de verdadeas nossas vidas, tornar melhor o lugar em que vivemos e ter o futuro que merecemos.
Cruz com apenas 25 anos, transformou a cidade com bons fornecimentos, graças a sua responsabilidade e desenvolvimento. E é por grandes motivos que devemos ajudar a cidade de Cruz ficar cada vez melhor, e a cada ano que se passa devemos olhar para trás e refletir que tudo que a cidade fez valeu e vale apena.
E por último, vamos continuar crescendo e aprendendo a fazer de cada ano um grande passo rumo a grandes conquistas e realizações, para que se tenha a idéia do que foi feito e do que ficou por fazer. É o momento de parar um pouco e valorizar nosso crescimento. Vamos estabelecer metas, pensar nos acertos e nas mudanças necessárias, é assim refletir que cada ano que Cruz completa é um grande crescimento.

ALUNA: Marta Bruna Nascimento
TURMA: 8º Ano "B"

Cruz, 25 anos de emancipação.

Apesar de pequena nossa cidade já é bem atualizada estando em comparação com os municípios vizinhos. Somos bem avançados nos temas de esporte, cultura, educação, saúde e lazer. Cruz tem sim idade de prata, mas merece o título de cidade de ouro.
Nosso povo é um povo unido, pobre mais muito honesto, batalhador busca a cada dia conseguir pra sí uma vida melhor e apesar de todas as dificuldades estão sempre com um belo sorriso no rosto.
Temos aqui uma beleza especial que encanta quem por aqui passa, pessoas de todos os lugares até mesmo de lugares distantes vem ver essa nossa beleza especial.
Rios e lagoas a disposição, praças lindas perfeitas para passear e caminhar. Bons restaurantes e churrascarias enfim, temos tudo do bom e do melhor para oferecer, porque Cruz é sim um bom lugar de se viver.


Cruz, cidade ouro com idade prata.

Se eu fosse contar as maravilhas desse lugar não caberia numa folha de papel porque são enumeradas as maravilhas que existem aqui de lazer a tradições.
Não posso falar de Cruz sem falar das praias uma mais linda do que a outra, as comidas típicas um prato melhor do que o outro, as plantas que enriquecem a nossa terra, a cultura que nunca deve ser esquecida, o dom de saber fazer artes com as mãos que já nasce nas veias dos cruzenses, a capoeira dança popular do nosso lugar que passa de geração a geração, a saúde, o lazer, coisas que não faltão em Cruz, a segurança bem público de todos e a educação que transformam as crianças em cidadãos de verdade e que amanhã vão construir mais um pedacinho de Cruz.
Não foi à toa que Cruz recebeu esse título "CRUZ, CIDADE OURO COM IDADE PRATA". Cruz foi construída pelas pessoas que aqui existem por que elas sabem em quem eleger as autoridades, Cruz cresce por que essas autoridades sabem enxergar as necessidades dos cruzenses.

ALUNA: Francisca vanessa Sousa Montes
TURMA: 7º Ano "B"

Cruz, cidade ouro com idade prata
.

Para falar de Cruz, a gente tem que conhecê-la muito bem. E eu sou uma dessas pessoas. Cruz é um bom lugar de se viver, tem muita paz, amor, união entre todos nós.
Ser um cruzense, não é só morar em Cruz, e sim, admirá-la como ela é, bonita, limpa, e os seus moradores fazem parte de tudo isso, aliás, ela só é Cruz por causa de nós moradores, que a tratamos muito bem.
Aqui temos uma boa educação, todas as escolas são cheias de bons alunos, que querem estudar para garantir um bom emprego e sua vida melhorar. E sustentar a família que um dia todos querem e irão ter. Por isso mesmo que em educação somos ouro.
A saúde também é muito boa. Há hospitais, postos de Saúde, e até pessoas que passam na porta de nossas casas para nos orientar. Por isso, todos os cidadãos de Cruz, tem uma ótima saúde.
Todos os dias chegam turistas de todos os lugares que podemos imaginar, admiram as belezas que aqui existem e levam de lembrança para o seu lugar.
Enfim, termino dizendo que tenho orgulho dessa cidade que construímos, e que ainda vai crescer em educação, saúde, e entre tantas outras coisas que fazemos parte.

ALUNA: Iara Maria de Souza.
TURMA: 8ºAno "A"

Cruz, cidade ouro com idade prata

Viver é sempre um grande desafio, para vencer na vida é preciso coragem, pois sabemos que ela pode nos surpreender a qualquer momento. A cada ano que passa estamos dando um passo a frente. Mas do que uma festa de aniverssário, ganhamos a certeza de que podemos crescer, por que somos capazes de sonhar e de fazer o sonho virar realidade.
Chegar ao jubileu de prata é uma grande conquista para nossa cidade, são 25 anos de história, construídas pelas mãos do povo batalhador, que luta por seus objetivos, que enfrenta as dificuldades da vida sem perder a fé e a esperança. São esses, os verdadeiros merecedores dessa glória que hoje alcançamos, somos nós, cidadãos cruzenses.
Cruz mereceparabéns, não pelos anos que completa, mas por ser essa cidade acolhedora e tranquilha que cada dia vai crescendo mais, sem deixar de lado valores como a educação, o respeito e a dignidade.
Nossa cidade é ouro porque trás em sua história conquistas e realizações. Como se fosse um livro, que cada um de nós escreveu pelo menos uma linha fazendo com que a cidade de Cruz se tornasse UM BOM LUGAR DE SE VIVER.

ALUNA: Maria Janiele Magalhães
TURMA: 8º Ano "A"

Cruz, cidade ouro com idade prata.


Cruz é uma cidade muito bonita com muito trabalhadores competentes, educados e com bom desempenho, todos que moram nessa cidade tem grande orgulho de morar aqui.
Aqui onde moramos é um lugar muito calmo, é uma cidade limpa, bonita e boa de se viver, pois quem mora aqui tem boa educação e tem bom desempenho. Cruz é lugar bastante visitado por pessoas de diversos lugares, todos que vem aqui escultam muitas histórias dessa cidade e vão embora com anciedade de voltar de novo.
Como um lugar movimentado, Cruz não apresenta nenhum perigo a seus habitantes podendo contar com equipe de segurança para toda população.
Cruz tem um bom prefeito que cuida bem dessa cidade maravilhosa; dispõe de igrejas,lojas e mercearias onde todos desfrutam como podem.
Aqui tem diversas pessoas de várias raças, cor e etnias. Mesmo assim todos vivem bem, não foi à toa que Cruz foi contemplada com o título CIDADE DE OURO.
Eu que moro aqui mais de 12 anos posso dizer que Cruz tem escolas para todos, dispondo de lazer como praças, belissíma praia, e por isso Cruz é sim um bom lugar de se viver.

ALUNA: Maria Arlete do Nascimento.
TURMA:7º ANO "A"

Cruz, cidade ouro com idade prata

O nosso município de Cruz é uma das cidades mais privilegiadas em Educação, pois cada educador faz de tudo para que os alunos com o passar de cada semestre possam ter um bom desempenho e que cada um tire boas notas, mostra que aprendeu bastante.
A cada ano que passa nossa cidade vai se desenvolvendo cada vez mais ficando bem estruturada, com novas quadras para que o esporte possa ser um dos fatores mais beneficiado por alunos ou outras pessoas do nosso município.
Hoje, Cruz conta com muitos, alunos, escolas, belas praças, placas informativas sobre cada ponto de nossa cidade, bom lazer e muitas construções de quadras esportivas e coleta seletiva.
Nossa cidade também conta, com a prefeitura municipal que está sempre com um ótimo desempenho, muitas tradições, homens que se esforçam para dá alimento a suas famílias, com o seu trabalho, na agricultura ou na pesca.
Não podemos afirmar ainda que Cruz está perfeita, pois existem, alguns fatores negativos como por exemplo: falta de água nas escolas, motoristas sem muito compromissos com os alunos, falta de energia em algumas localidades.
Porém sabemos que um dia nossa cidade vai vencer a tudo isso, até mesmo porque Cruz tem 25 anos de progresso, cidadania e compromisso com seu povo é se esforçando aos poucos que chegamos lá para contar com a vitória de nosso município de Cruz.

ALUNA: Erlândia Maria do Nascimento
TURMA: 8º ANO "B"

terça-feira, 3 de novembro de 2009

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Curso de Informática




Professores da rede municipal que participam do curso de informática oferecido pela Secretaria de Educação, nos laboratório das escolas. No CEB Paulo Freire acontece toda segunda feira, a partir das 13:00 até as 17:00 horas.
Teve início no dia 19 de outubro de 2009.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Volta às aulas



Alunos do CEB Paulo Freire, recebem o kit do projeto
Educação Pra Váler na volta às aulas.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Um dos meios de comunicações mais comum em casa é a televisão, apesar de mostrar imagens negativas, ela também nos trás informações do Brasil e do mundo, além de ter pessoas que tem mais por conta da imagem transmitida pelos satélites por meio de antena parabólica.

Blogs referenciais da formação continuada em blogs escolares

1. BLOGS REFERENCIAIS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM BLOGS ESCOLARES

http://www.cruzselounicef.blogspot.com
– Blog SELO UNICEF
http://www.filomenamsantos.blogspot.com – Blog EEF Filomena Martins dos Santos – Canema
http://www.gremioestudantilcanema.blogspot.com – Blog do Grêmio da EEF Filomena Martins dos Santos
http://www.escolatucunscruz.blogspot.com – Blog EEF Filomeno Freitas Vasconcelos - Tucuns
http://cebpaulofreire.blogspot.com – Blog CEB Paulo Freire - Aningas
http://cebmpb.blogspot.com – Blog CEB Maria Pereira Brandão - Escola Nova
http://www.cebmpb-gremiomanueladahylmuniz.blogspot.com - Blog Grêmio CEB Maria Pereira Brandão
http://www.raimundaelvirabrandao.blogspot.com – Blog EEF Raimunda Elvira Brandão - Lagoa Salgada
www.corregodapoeira2009.blogspot.com – Blog da EEF Raimundo Luís da Silveira - Córrego da Poeira
www.gremioestadualdecruz.blogspot.com – Blog do Grêmio da EEM São Francisco da Cruz
www.escoladesolidao.blogspot.com - Blog da Escola de Solidao.
http://bibliotecapblicamunicipal.blogspot.com – Blog da Biblioteca Pública Municipal

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Semana do Meio Ambiente

Coreografia da música " Agente colhe o que planta" Fábio Júnior.
Apresentada pelas alunas do 7º Ano"A", Isabele, 8º"B" Tatiane, 9ºAno "A" Regina e Andresa.
9ºAno "B" Aniérdna e Daniela.

Mural confeccionado pelos alunos do 7º Ano "A"
TURNO: Manhã
PROFESSORA: Francisca


Mural confeccionado pelos alunos do 8º Ano "B"
PROFESSORA: Francisca
TURNO: Tarde


Cartaz confeccionado pela aluna: Alice Maria Moraes
TURMA: 8º Ano "A"
TURNO: Manhã
PROFESSORA: Helena

Relatório

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZ CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA PAULO FREIRE Ensinar Aprendendo


Durante a Semana do Meio Ambiente, acontecida de 01 a 05 de junho de 2009, o Centro de Educação Básica Paulo Freire mobilizou os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental para a realização das atividades alusivas aos temas: Mudanças Climáticas, Aquecimento Global, Desertificação e Estiagens ou Inundações. Várias atividades foram desenvolvidas tais como: roda de conversa, desenhos, poesias, paródias, histórias em quadrinhos, debates, jornal mural, cartaz, confecção de livros e bilhetes. Para ampliar os conhecimentos dos alunos, foram realizadas pesquisas tanto em livros como via internet. Além do vídeo sobre o Meio Ambiente, os alunos tiveram a oportunidade de assistir o vídeo: Um dia depois de amanhã, retratando as mudanças que estão acontecendo no Planeta. Para o encerramento, preparamos uma coreografia com a música: A Gente Colhe o Que Planta, do cantor Fábio Júnior a qual, faz um convite ao homem a pensar sobre suas ações e a ter mais consciência sobre os seus atos. O trabalho foi bastante produtivo, pois os alunos demonstraram empenho e dedicação na realização dos mesmos, muito embora sabemos, que ainda falta um pouco mais de preocupação e atitudes concretas em relação ao Meio Ambiente.




segunda-feira, 8 de junho de 2009

Paródia

A natureza

Percebo que o tempo já não passa
o ambiente não tem graça, sujo assim.
Era tudo tão bonito, mas vão pro infinito
parecido com maripousas no jardim.
Agora elas voltam e a minha vida se embeleza
de novo assim. Dividido entre dois mundos, um está
limpo e o outro sujo assim.

(REFRÃO) Não sei dizer, o que mudou, mais nada está igual
Se um dia eu passo bem, já no outro eu passo mal.
Você tenta provar, que o ambiente já morreu, mas se tentarmos
ajudar, ele ainda pode escapar.
E o ambiente está tão sujo, que teremos que limpar, então, vamos arrumar
para as crianças terem onde brincar.

GRUPO: Carlos Rafael, Camila, Roberlândia e Jaqueline.
PROFESSORA: Edilene Farias
TURMA: 8º Ano "A"
TURNO: Manhã

POESIA

Meio Ambiente

Todos juntos conseguiremos
tudo aquilo que queremos,
Preservar o ambiente
que é tudo que temos.

Todos juntos a lutar
para nunca acabar
Preservar o ambiente,
uma beleza do lugar.

O ambiente está acabando
precisamos ajudá-lo,
Se não cuidarmos agora
ele pode se acabar.

GRUPO: Carlos Rafael, Camila, Roberlândia, Jaqueline.
PROFESSORA: Edilene Farias
TURMA: 8º Ano "A"
TURNO: Manhã

Meio Ambiente

Meio ambiente é tudo
sua manutenção e reprodução
elementos de costumes
para nossa informação.

As condições de vida
atualmente são más
o mundo é para todos
principalmente os ambientais.

Qualidade de vida
é viver com alegria
cultivando a harmonia
fazendo parte da nossa cidadania.

Os valores éticos
o professor na sala de aula
a explicação escolar
para a nossa vida se transformar.

O homem está fazendo
poluição e desmatamento
o que será de nós
e do meio em que vivemos?

O verde da mata
está acabando
porque o homem
está desperdiçando.

GRUPO: Lucélia, Adriana, Priscila e Thiago.
PROFESSORA: Edilene Farias
TURMA: 8º Ano "A"
TURNO: Manhã

O que é meio ambiente?

A água é o bem de todos
e o bem da humanidade
Sem ela não vivemos,
e com ela teremos felicidade.

Não poluir os rios
isso todos podem fazer
Não soltar esgoto nele,
para ele sempre viver.


Os recursos naturais
fazem parte da natureza,
Não importa o que faz
sempre com muita certeza.

A natureza nos encanta
trazendo muita alegria,
Com o canto dos pássaros
enfeita o nosso dia a dia.

GRUPO: Josiane, Janiele, Aline e Arlene.
PROFESSORA: Edilene Farias.
TURMA: 8º Ano "A"
TURNO: Manhã

quarta-feira, 3 de junho de 2009

AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global
é muito importante.
Pois preste atenção
que nós vamos olhar,
ele a todo instante.

O aquecimento global
prejudica qualquer pessoa,
se não prejudicasse nenhuma,
até que seria uma coisa boa.

O aquecimento global
já pode ser sentido,
em todas as pessoas
mesmo que ninguém tenha dito.

Desde a criação dele,
a terra sofre muitas desgraças.
Todo mundo está em alerta
vamos rezar para nossa Senhora das Graças.

Os rios inundam as casas
As pessoas saem pra fora
dentro da casa não tem mais nada
A casa cai. E agora?

Eu vou terminando essa poesia
dizendo com atenção.
Falando do aquecimento global
Que não sai do meu coração.

ALUNA: Michele
PROFESSORA: Edilene Farias
TURMA: 7º Ano "A"
TURNO: Manhã

terça-feira, 2 de junho de 2009

ALUNA: Nayara
PROFESSORA: Edilene Farias
TURMA: 8º ANO " B "
TURNO: Tarde
ALUNA: Daniela
PROFESSORA: Edilene Farias
TURMA: 7º ANO "B"
TURNO: Tarde
ALUNO: Natanael
PROFESSORA: Edilene Farias
TURMA: 9º ANO "A"
TURNO: Tarde

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Grêmio Estudantil.

Relate a experiência/atividade exitosa desenvolvida pelo grêmio de sua escola neste período.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O dia do DESAFIO na escola.

Monitor de esportes, juntamente com os alunos do turno
da manhã, fazendo movimentos físicos em frente a escola.
Alunos do turno da manhã, participando do dia do desafio na escola.
Alunos do turno da manhã
participando do dia do desafio na escola.

Exploração de crianças e adolescentes

No dia 18 de maio
todos nós vamos dizer,
Que crianças e adolescentes
precisamos proteger.

As crianças não se prostituem
elas são exploradas
por homens e mulheres,
deixando-as prejudicadas.

O abuso pode prejudicar
a saúde física e mental,
o bem-estar da criança
Que é o fundamental.

Para prevenir o abuso,
temos o conselho tutelar
Que está presente e atuante
Pronto para ajudar.

Muitas crianças já sofreram
o abuso sexual,
Vamos lutar para o Brasil,
ser um lugar mais legal.

A exploração sexual,
é muito grande no país.
Devemos acabar com isso
para termos um futuro feliz.

GRUPO:Alessandra, Brena, Josilândia,
Joycyane, Regina Sousa, Shirllei.
PROFESSORA: Fábia
TURMA: 9º ANO "A"
TURNO: Tarde

COMDICA

O COMDICA preocupado
fez uma conferência,
Quer que cada estado
diminua a violência.

As campanhas que fazem
de nada vai adiantar
Tenta mas não conseguem
fazer as pessoas se conscientizar,
as crianças que morreram
não vão mais ressuscitar.

Acabar com a violência
é o que todos gostariam
são mais de cinco casos
que se repetem todos os dias.
Tenho a certeza que não faço
a diferença em uma poesia.

Por anos deve acontecer
casos mais de mil
algumas crianças,
depois de violentadas
são jogadas no frio
essa é a triste realidade
do nosso Brasil.

ALUNO: Maycon Douglas Medeiros de Freitas.
PROFESSORA: Fábia
TURMA: 9º ANO "B"
TURNO: Tarde

Dia "D" da matemática

A conquista da matemática

Os vários ramos da matemática
Nos ensinam a conhecer
Formas de manipular números
E resultados obter
Surgindo com a necessidades
Dos primitivos aprender.

Com a invenção dos números
Ficou fácil contar
Objetos, e animais
E a vida facilitar
Ajudando a aprender
E a humanidade se formar

Com os avanços que marcaram
O fim da pré-história
A quantidade de objetos
É pra ficar na memória
Representados por símbolos
Que aprendemos na escola

Os algarismos foram descobertos
No ano de 825 d.c
Al-Khawarizmi o maior matemático
Ajudou a ser traduzido
Levando para o Árabe
Onde hoje é conhecido.

A matemática hoje em dia
Está muito mais presente
Faz parte da nossa vida
Quase como antigamente
Mas bastante evoluiu
Ajudando muita gente.

Acabando a poesia
Vamos conscientizar-se
Nossa poesia foi simples
Mas foi de arrasar
Nós fizemos o possível
Para todos agradar.


ALUNO: Rogério Natanael do Nascimento
PROFESSORA: Mariazinha
TURMA: 9º ANO "A"
TURNO: Tarde

Abuso Sexual

O abuso sexual de crianças e adolescentes

O abuso sexual
É uma coisa mortal
Destrói a vida das crianças
E das pessoas em geral.

Vamos logo minha gente
Combater o abuso sexual
Para que todo mundo
Fique na paz espiritual.

Quase todas as crianças
Sofrem com um crime semelhante
Vamos lutar por elas
Por que são muito importante.

As nossas adolescentes estão
Engravidando aos nove anos
Quero pedir as autoridades que
Abram seu coração e tome uma decisão.

ALUNO: Maria Leiliane Nascimento
PROFESSORA: Edilene Farias
TURMA: 7º ANO "A"
TURNO: Manhã

18 de maio dia do combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Palestra sobre o dia do combate ao abuso
e a exploração sexual de crianças e
adolescentes, com a enfermeira Edvania,
para os alunos do turno da manhã.

A internacionalização da Amazônia

A internacionalização da Amazônia

Como humanistas, sentimos o risco de degradação ambiental que sofre a Amazônia. Comecei a analisar a possibilidade da sua internacionalização, conclui que é necessário fazer o mesmo com tudo mais que tem importância para humanidade. Se internacionalizarmos a Amazônia temos que fazer isso também com as Pirâmides do Egito, com a Torre de Paris, com os arsenais nucleares do EUA e com o petróleo do mundo inteiro.
Se desejam internacionalizar a nossa Amazônia, então teremos que começar por nós mesmos: precisamos
"internacionalizar" a mim, a você, aos nossos pais e familiares. É isso que você quer?
Lembre-se amigo leitor: A Amazônia é nossa! Somente nossa. PRESERVE-A.

ALUNO: Antônio Flaviano
PROFESSORA: Francisca das Chagas Ferreira.
TURMA: 7º ANO "B"
TURNO: manhã

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Concurso de frases

Diário do Nordeste

Tema: Qual a solução que você daria para salvar o nosso Planeta?

1ª Modalidade- 1º ao 5º Ano – 1ª colocado

Não jogue lixo nas ruas, não contamine a água do Planeta Terra. Economize a água não deixe ela acabar se não toda a humanidade vai deixar de existir.

Aluna: Nahiara Albuquerque do Nascimento - 4º Ano A Professora: Maria Marli Muniz

2ª Modalidade – 6º ao 9º Ano – 1ª colocada

O Planeta é o nosso único lar. Por isso vamos cuidar, plantar e cultivar. Se for assim o nosso Planeta para sempre existirá.

Aluna; Amanda Cristina- 8º ano B Professora: Eleni Vasconcelos

Logo Paulo Freire.

Comemoração da Pásco da Escola


Reunião de pais e mestres.


Reuniao de Pais e Mestres realizada em 16 de abril de 2009, coordenada pelo Núcleo Gestor.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Gremistas 2009

Secretaria-Geral
Valéria Lúcia Neta
1ª Secretaria

Alice Maria

Tesoureira-Geral


Arielly Hisnely


1ª Tesoureira



Joycyane



Suplente da Diretora de Imprensa




Maria Arlete




Diretora de Imprensa





Maria Jaiane Muniz





Suplente do Diretor de Esportes






Rogerio Natanael






Diretor de Esportes







Renato Regis







Suplente da Diretora de Cultura








Isabelle Pires








Diretora de Cultura









Patrícia Silveira









Suplente do Diretor Social










Rafael Carlos










Diretor Social











Carlos Pereira











Suplente da Diretora de Saúde e Meio-ambiente












Deise Silveira Cruz












Diretora de Saúde e Meio-ambiente:













Wiviane Carla dos Santos






























Criação do Blogger do CEB Paulo Freire


Aos 12 dias do mês de março de 2009, estiveram reunidos no Lie01, do CERU, as gremistas Patrícia Vasconcelos e Isabelle Pires, os professores Luciano Nascimento e Glauciane Silveira e a Diretora Pedagógica Eulália Carla Muniz Nascimento para criarem o blog da escola, que tem como objetivo geral divulgar os trabalhos realizados pela mesma e pelos seus colegiados.