quinta-feira, 20 de setembro de 2012

AULA DE MATEMÁTICA COM JOGOS ON-LINE

Visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, a professora Mariazinha, decidiu adotar a seguinte metodologia: conduziu seus educandos ao Laboratório de Informática do CEB Paulo Freire, em seguida convidou-os a participarem de alguns jogos on-line que envolviam as quatro operações. Enquanto estes jogavam, a professora fazia algumas indagações a respeito do cálculo mental que eles deveriam realizar para resolver o problema. A aula foi bastante interativa, pois a maioria dos alunos participaram dos jogos e o objetivo da professora foi alcançado. 
Por Luciano Nascimento

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Desfile do dia 7 de Setembro

Veja abaixo o vídeo sobre o Desfile do Dia Sete de Sembro de 2013 que percorreu as principais ruas da cidade de Cruz.Os particpantes do evento se reuniram na Praça Afonso Fontes e caminharam até a Igreja Matriz.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

OBMEP 2012

Alunos classificados para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2012. O CEB Paulo Freire orgulha-se dos quatorze alunos que continuam o sonho da medalha olímpica de matemática. São eles Adriana Nascimento, Bruno Freitas, Camilo Vasconcelos, Eliandro Nascimento, gremista Gustavo Farias, Gerson Costa, Janaina Costa,Diretor Chefe da Folha Semanal Paulo Freire Marcos Vinícius, gremista Amanda Albuquerque, Emiliana Monteiro, Tatiane Nascimento, Matheus Rios, Rafaela Vasconcelos e Thamires Vasconcelos. A prova ocorreu no dia 15 de setembro na EEM São Francisco da Cruz – Colégio estadual. Estamos na torcida!

AÇÕES DO GRÊMIO

No di 27 de agosto os alunos gremistas Lucas, Amanda, Thyago e Gustavo se revesaram na apresentação, em slides, dos Estatutos do Homem de Thiago de Mello, nas turmas de 9º ano.
Na oportunidade foi debatido sobre valores e direitos humanos. O poema do amazonense Thiago de Mello que faz, de forma poética, referência A Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi lido e comentado por alunos e professores. Houve ainda breve apreciação da biografia do poeta.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

CULMINÂNCIA DO PROJETO “A MEMÓRIA DO MEU LUGAR, NO MUSEU VOU GUARDAR’’

No dia 30 de agosto de 2012, no auditório Maria Alice Nascimento, da escola Centro de Educação Básica Paulo Freire, foi realizado no turno da tarde, o encerramento do projeto “A memória do meu lugar, no museu vou guardar’’, um projeto da Secretaria da Cultura em parceria com a Secretaria da Educação, tendo o público alvo, alunos do 6º ao 9º ano. Esteve presente no momento, para prestigiar esse acontecimento, Eulália Nascimento, Secretária de Cultura e Rúbia Farias coordenadora da biblioteca pública, núcleo gestor da escola, juntamente com todos os alunos do 6º ao 9º ano desse turno. Cada turma teve uma equipe, que apresentando sua pesquisa feita com um morador de sua comunidade, e mostrando a peça antiga adquirida e fotos tiradas na ocasião. As peças adquiridas foram: livros, ferro, relógio, moedas, cédulas, pote e poema. Aproveitando o momento, quero agradecer ao núcleo gestor da escola, professores, alunos, Eulália, Rubinha e a todos que de alguma forma, ajudaram para que esse projeto fosse realizado.
Professora de História e Geografia: Edilene Farias

AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 6º ANO B

No dia 31 de agosto os alunos da turma da professora Eleni, experimentaram uma aula de revisão sobre poema. Esse conteúdo foi estudado durante quase todo o mês de agosto. Na aula, que contou com o uso de mídias,foram lidos poemas;a diferenciação de poema e poesia; a relação do texto poético com a música. De forma clara e objetiva a professora supracitada avaliou o quanto seus alunos aprenderam até aqui sobre o gênero. Houve tempo ainda para apreciar a música que é um poema “Eu sei que vou de amar” de Vinícius de Moraes e dicas de como escrever bons poemas. Os alunos ficaram satisfeitos e os objetivos foram alcançados.