quinta-feira, 26 de abril de 2012

19 de Abril – Dia do Índio

A escola aproveitou a data comemorativa para a realização de um estudo reflexivo sobre a situação atual dos índios no país. Sabemos que os índios formaram o povo brasileiro, juntamente com africanos e europeus. Também sabemos que temos uma grande dívida junto a esses povos que foram praticamente banidos de suas terras a alguns séculos, tratados como selvagens, enquanto que sabemos que eles são exemplos ímpares no que diz respeito ao uso sustentável dos recursos naturais e a preservação da natureza. Como ação do Grêmio Estudantil, o momento foi propício a uma série de curiosidades sobre os índios, como os diferentes nomes dos povos indígenas brasileiros, além da tomada de conhecimento sobre as lutas travadas pelas terras e asseguramento dos direitos constitucionais. Através de um conjunto de perguntas os alunos respondiam algumas curiosidades elaboradas pelo aluno Thiago, onde eram respondido a partir da pesquisa apresentada pelo mesmo, durante a apresentação. Nossa diretora Maria de Lourdes, aproveitou o momento para parabenizar o grupo de dança liderado pelo professor de dança, Flávio.

18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil

O Grêmio Estudantil, juntamente com as professoras Otília e Goretti da sala de leitura, promoveram uma série de atividades de leitura, envolvendo principalmente os alunos do Fundamental I. Foi confeccionado um livro gigante com a história Rosa Rosamélia, onde o aluno gremista Régis “vestiu” o livro falante para contar a história juntamente com a professora Jôse. Esse livro visitou todas as salas do 1º ao 5º ano. A aluna gremista Daiane Dutra, entrando nas salas também contava uma história: A linda amizade de Lica e Pardal, utilizando-se do livro e personagens confeccionados em papel. Logo na entrada nas salas, a equipe fazia uma coreografia ao som da música: meu pintinho amarelinho. Os integrantes da coreografia eram: professora Jôse, e os alunos – Daiane Dutra,Geovanna,Vitória e Daiane Nascimento. No final era aberta, na roda de leitura, uma boa conversa onde os alunos podiam refletir sobre a moral de cada história, tirar lições para si e ainda comparar a vida dos personagens a vida deles. O aluno Gabriel Henrique contagiou a todos ao recontar as histórias apresentadas. Tivemos ainda no mesmo dia exposição de livros infantis, em um grande tapete, onde cada turma ao visitar podia escolher os livros e “degustar” de uma boa e descontraída leitura. Para finalizar, todas as turmas no auditório da escola, puderam assistir a uma apresentação de fantoches realizada pela manhã pelo aluno gremista Gustavo e a tarde pela professora de Língua Portuguesa Jôse. O grande escritor Monteiro Lobato foi lembrado com uma apresentação de sua biografia e do vasto conjunto de obras infantis de sua autoria.

Páscoa 2012 na Escola

No dia 13 de abril, o CEB Paulo Freire promoveu a Páscoa na escola. Foi um movimento religioso, com a busca do real sentido da Páscoa, no Cristianismo. Tivemos a presença da professora Maria Lúcia, coordenadora de Ensino religioso do município. Ela utilizou-se de uma historinha, apresentada pelos alunos, para ilustrar o conhecimento religioso dos jovens atualmente. Através de suas palavras os alunos aprenderam a diferença entre a Páscoa do comércio e a Páscoa de Cristo.
O Grêmio Estudantil, ainda apresentou um estudo reflexivo com os símbolos pascais. Na oportunidade, com a oferta dos alunos foi servido um banquete a todos que se encontravam na escola. A partilha ocorrida nesse banquete selou o que pretendia-se repassar sobre a páscoa. Na saída a aluna Luana, caracterizada de coelhinho, distribui bombons de chocolate a todos os alunos.

Reunião de Pais e Mestres – Fundamental II

Nos dias 10, 11 e 12 de abril ocorreram reuniões com as turmas dos 9º , 7º e 6º anos, respectivamente. O objetivo principal das reuniões foi o de repassar para os pais o rendimento de seus filhos assim como a renovação do compromisso com a vida escolar dos mesmos. Neste ano de 2012, temos duas reuniões de pais por período letivo, sendo uma geral e outra por série. Os professores colocaram na pauta, um vídeo mostrando o que pode e o que não pode na condução da vida escolar dos filhos e ouviram o que os pais tinham a dizer. Tivemos também a presença nas reuniões da diretora da escola Lourdes Vasconcelos e do coordenador do Fundamental II, Toni Carlos. Nas reuniões foi comum ouvir dos próprios pais que o que mais gera problemas com os alunos na escola é a falta de limites impostos pelos pais. Concluiu-se cada reunião elencando o quanto é vital a parceria escola famílias, para o processo de ensino e aprendizagem.

Concurso de Cartazes para a Páscoa na Escola

Durante a semana de 09 a 13 de abril, o Grêmio Estudantil lançou um concurso de cartazes sobre a Páscoa. No fundamental I, quem venceu o concurso foi o aluno Mateus Pereira, e no fundamental II a aluna Daiane Sousa. Foi montada uma comissão para a seleção contando com professores de Língua Portuguesa, Ensino Religioso e Arte Educação, além de alunos do Grêmio. Os dois alunos foram convidados a apresentar o cartaz no dia da páscoa na escola, sexta-feira 13, onde foi feita a interpretação dos desenhos. Como prêmio e motivação a novos trabalhos desta natureza, a Folha Semanal Paulo Freire, em parceria com o Grêmio, postou as imagens dos dois alunos artistas e suas respectivas obras de arte, na edição de 19 de abril.

Aula de Campo – Matemática e Ciências

A professora Maria de Fátima (Mariazinha), que leciona Matemática e Ciências nas turmas de 9º ano. Aproveitando aulas de medidas de áreas e notação científica, lançou um desafio aos alunos: representar em maquetes o futuro Aeroporto Interacional de Jericoacoara. Eles tinham que usar da criatividade pois não dispunham de nenhum modelo. Para melhor a compreensão da atividade, no dia 03 de abril os alunos foram conduzidos até o canteiro de obras do aeroporto. Lá a professora aproveitou para questioná-los sobre o impacto ambiental ali ocorrido e a necessidade de crescimento da região por conta do turismo. As aulas de Ciências, que já contemplam essas questões ambientais, também foram contempladas na aula de campo. Na ocasião as professoras Claire e Edilene que lecionam CI, GE , AE e HI também aproveitaram a aula de campo para posteriormente realizar em sala trabalhos sobre o tema da excursão. As turmas apresentaram as maquetes seguindo o combinado e a professora Mariazinha pode assim lhes atribuir nota.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mais Educação!

Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar, esse é o objetivo do Programa Mais Educação. Por meio do projeto, o Ministério da Educação e Cultura (MEC), procura melhorar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) ampliando as jornadas de aulas diárias com a reorganização das grades curriculares, oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral. Em nossa escola o programa oferece atendimento para 100 alunos. A coordenação do programa no CEB Paulo Freire é por conta da professora Mirta Vasconcelos. O programa é muito bom, atende as expectativas da escola. Porém falta maior conscientização por parte dos alunos e suas famílias, o índice de desistência e baixa frequência aumenta ainda é preocupante. Só lembrando que educação integral é padrão de ensino nos ditos países ricos. O Brasil lança esse programa de forma audaciosa e confiante, acreditando em seu êxito. O que falta muitas das vezes é infraestrutura e valorização do que é oferecido gratuitamente.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Reunião de Pais e Mestres com a Presença do Psicopedagogo Jorge Luíz

       Procurando trazer melhorias no processo de aprendizagem dos alunos, o psicopedagogo Jorge Luíz, mantém contado coletivo e individual com os pais. Em conversa franca são apontados os entraves da aprendizagem e saídas para uma educação de qualidade, com a participação de todos.
       Nas turmas de menor rendimento temos a participação das professoras da Secretaria Municipal de Educação Suerli Farias e Maria José, que fazem mensalmente levantamento de como estão as turmas. Nas reuniões elas reforçam o quanto é importante a parceria família escola na formação dos alunos para o convívio social consciente.

Reforço Escolar Individualizado

     O CEB Paulo Freire preocupado com a aprendizagem de alunos com baixo rendimento, disponibiliza de reforço escolar. Com o diagnóstico, as principais dificuldades do aluno são evidenciadas para que um plano ensino seja traçado . Procuramos iniciar não pelas dificuldades mas pelo que o aluno já consegue desenvolver, e acontece de forma individualizada. O reforço é dado pela  professora Jôse Vasconcelos, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, nos turnos manhã e tarde.

Coletivos com a Presença do Psicopedagogo Jorge Luíz

         Nossos planejamentos contam com o apoio do NAE ( Núcleo de Apoio Escolar), para a melhoria do atendimento de nossos alunos, principalmente aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem e convívio social. O núcleo conta com o apoio de diferentes profissionais. A equipe já visitou a escola e fez intervenções. O Psicopedagogo Jorge Luíz, é quem tem maior contato com a escola. Sua presença na escola  proporciona novos olhares. No último planejamento dia 18 de março, Jorge Luíz palestrou sobre os paradigmas que devem ser quebrados para avançarmos na aprendizagem, com a ajuda das famílias. Ele salientou a importância de aulas em nível de interesse dos alunos com professores que falam a linguagem do dia a dia, sem perder, logicamente, o foco da educação formal.
     Tivemos também a socialização das reuniões na Secretaria de Educação com professores. Um exemplo a professora de História e Geografia Edilene Farias, sobre a Educação Fiscal.

GRÊMIO ESTUDANTIL RAIMUNDO ANTÔNIO DE VASCONCELOS - POSSE

         No mês de março foi criada a nova equipe do grêmio para um pleito de dois anos – 2012 e 2013. Por aclamação, nos dois turnos de aula, foram eleitos os dezoito membros, que atuam desde do início das aulas. Com a presidente  Maria Daiane Rodrigues Dutra o grupo já elaborou o plano de ações de 2012.



A seguir a relação com todos os membros e suas respectivas funções:

PRESIDENTE – Maria Daiane Rodrigues Dutra
VICE-PRESIDENTE – João Carlos do Nascimento

SECRETÁRIA GERAL – Francisca Joysse Silveira
PRIMEIRA SECRETÁRIA – Fabiana Araújo Sousa

TESOUREIRA GERAL -Nahiara A do Nascimento
PRIMEIRA TESOUREIRA – Vitória da Silva Rodrigues

DIRETORA SOCIAL – Maria Amanda Albuquerque
SUPLENTE – Lucas Expedito Sousa Lima

DIRETOR DE ESPORTES – Régis Barroso de Paulo
SUPLENTE – Francisco José Leitão

DIRETORA DE IMPRENSA – Laura de Vasconcelos Pessoa
SUPLENTE – Francisca Bruna Nascimento

DIRETORA DE CULTURA – Juliana Emily Nascimento Albuquerque
SUPLENTE – Maria Marcilene das Chagas
SUPLENTE – Maria Conceição Nascimento

DIRETORA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE – Nicole Nascimento Fonteles
SUPLENTE – João Eudes Silveira
SUPLENTE – Eva Lúcia Neto

Dia Internacional da Água(22/03) e Dia Internacional da Árvore(21/03)

      Aos  22 de Março de 2012, ouve um evento com todos os alunos do CEB Paulo Freire no Auditório  Cônego Manoel  Valdery da Rocha, organizado pelo Grêmio Estudantil. O evento teve como tema: Meio Ambiente – vamos juntos cuidar com mais responsabilidade. O objetivo desse encontro  foi incentivar a comunidade escolar a usufruir com responsabilidade, os recursos naturais.
        Foram lembrados Dia Mundial da Água e Dia Mundial da Árvore, com exposição de   cartazes, vídeos ilustrando o ciclo da água e uso consciente, slides mostrando o uso predatório de recursos naturais, como as florestas. Ainda tivemos uma paródia  da  música Pássaro de Fogo da Paula Fernandes, intitulada Mãe Água, na produção e apresentação dos gremistas João Carlos e Eva. O Grêmio contou com a participação da representante da Secretaria do Meio Ambiente, Maria José de Farias, que fez um breve comentário sobre as atividades que o município de Cruz vem desenvolvendo na área ambiental. Aconteceram ainda apresentações de algumas turmas com paródias, poemas, apresentações de vídeos e slides. No encerramento foi apresentado um videoclipe com a música Planeta Água de Guilherme Arantes.


        Além de aprender sobre o ciclo da água e a situação das florestas, foi aberto espaço para alunos e professores fazem suas colocações onde o tema em estudo ganhou maior reforço. Foi um momento muito especial para todos, e ouviram-se comentários posteriores que todos  gostaram bastante. Os professores nos dois turnos ajudaram desde da preparação do material a ser apresentado até a condução das turmas com segurança ao auditório supra citado. Todo o material produzido e exposto nesta aula reflexiva do dia 22 , ficou exposto de 26 a 30 de Março,na Semana da Árvore.
                                                                                                           Francisca Joysse Silveira
                                                                                                              Secretária Geral do Grêmio

Aulas de Arte Educação e a Consciência Ambiental

As aulas de Artes e Educação deste ano estão mais inovadoras com o projeto Educação Ambiental, Arte e Reutilização. O espaço das aulas dessa disciplina, onde se desenvolvem as mais diversas formas de manifestações e produção de arte, deve estar articulado a outras temáticas relevantes que perpassam a grade curricular. Assim sendo, a relação entre a aula de arte e a Educação Ambiental, é uma estratégia de expansão do universo da disciplina, relacionando-a a preservação do meio ambiente. O que antes era descartado como lixo, torna-se objetos artísticos  nas mãos dos alunos,sob a coordenação da professora de artes, Claire Correia. O projeto já citado, que a escola reforça através das ações do Grêmio Estudantil, é a nível municipal sob a coordenação geral da professora Valda Cruz. A grade de ações do projeto por todo o ano letivo trás atividades como a confecção de arranjos e brinquedos com garrafas PET.


26º Aniversário Da CEB Paulo Freire

A escola fez seu 26º aniversário em 03 de Março de 2012. No dia 20 de março para festejar esta data tão importante para a comunidade de Aningas, tivemos a Santa Missa celebrada pelo pároco de Cruz,  Monsenhor Manoel  Valdery da Rocha.O coral da Igreja animou durante toda a celebração. A Deus foram elevadas  preces e agradecimentos. No encerramento da manhã festiva,  foi servido um bolo. Tivemos a presença de alunos, pais,professores e moradores dos bairros vizinhos.  São 26 anos dedicados a educação do  município. A cerimônia religiosa reforçou o que a escola tem  como missão: conhecer a realidade do educando, auxiliar no seu desenvolvimento integral, fortalecer o compromisso entre família – escola - comunidade e contribuir para a melhoria da educação municipal.