domingo, 20 de dezembro de 2009

Meus momentos nesta escola.

Em uma poesia;
vou contar minha história.
Na escola Paulo Freire,
viví momentos de glória.

Professores, cantineiros e gestores,
não tenho do que reclamar.
Se pegaram no meu pé,
só tentaram me ajudar.

Ganhei muitos amigos,
comecei a paquerar.
Fiz aulas de campo
esperando o futuro chegar.

Um lugar descontraído?
é a biblioteca.
Que nas horas de angústia
lá fazemos nossa festa.

Nossa querida bibliotecária
com seu jeito especial.
Tenta agradar a todos
sempre por igual.

Dona Otília lhe agradeço
pela sua confiança.
O carinho que me deu
e pela sua tolerança.

Nesta pequena escola,
comecei a cursar.
Vendo com outros olhos
O que é AMADURECER.

Meus professores preferidos?
não posso lhes contar.
Cada qual com seus talentos,
todos vão lhes ajudar.

Do primeiro ao nono ano
fiz grandes amizades,
levarei todos vocês
pra toda eternidade.

Dos quatro canto desta escola
tenho uma recordação
que carregarei para sempre
dentro do meu coração.

Quando alguém precisar
sabem onde me encontrar
estarei em outra escola
tentando me aprofundar.

A escola Paulo Freire
tem tudo isso e muito mais.
Mas como o tempo corrido
vou lhes deixar em paz.

Tenho que ir embora
com meu coração partido.
Minha vida sem o CERU,
não terá nenhum sentido.

Esses são os versos
que eu tinha pra dizer.
fazer parte desta escola
foi um enorme prazer.

Meu nome é Aniérdna
aqui fiz acontecer,
Hoje eu quero agradecer
por me fazeres viver.

POESIA DE UMA EX-ALUNA.
Aniérdna
Turma:9º Ano

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Semana da consciência negra

Como superar o preconceito e o racismo no Brasil.

Diga não ao preconceito
para vivermos melhor
pois cada dia que passa
o país fica pior.

O negro por onde passa
logo é discriminado
só por que tem cor escura
ele não é respeitado.

Quando Deus criou o mundo
fez tudo com muito amor
mas o preconceito racial
foi o homem quem criou.

Negro é amor, traz paz
é união
o negro também faz parte
de uma micigenação.

Tenha muita consciência
para o preconceito acabar
pois se não for assim
nada vai adiantar.

Estamos em uma luta
entramos para ganhar
e o preconceito racial
temos que superar.

ALUNA: Daniela Márcia da Costa.
TURMA: 9º ANO B

Concurso de produção de texto

Poesia vencedora do concurso
CRUZ CIDADE OURO COM IDADE PRATA



Situada na região Norte do Estado do Ceará, Cruz é uma linda cidade com potenciais econômicos que que viabilizam a sustentabilidade de seus habitantes.
A cultura do caju no município é a base de sua economia, contando também com a pesca, principalmente na praia do Preá que gera emprego e renda melhorando a situação financeira do seu povo.
O artesanato e a indústria na aréa de confecções são fatores importantes para a melhoria de vida das pessoas inseridas nesse processo.
Com quase 25 anos de independência politíca, Cruz já conta com importantes obras públicas, como o Centro Administrativo__obra referência no nosso Estado,escolas, praças, biblioteca, brinquedoteca, hospital, postos de saúde e laboratórios de informática.
Em fase de construções públicas pode-se destacar em Cruz, duas grandes obras: o calçadão que já está sendo útil para jovens, adultos e idosos fazerem caminhadas com mais comodidade e a Vila Olímpica, outra grande obra que será, com certeza, destaque no Estado do Ceará pela sua mega estrutura que permitirá a prática de diversas modalidades esportivas.
Assim a população cruzense cresce a cada dia em todos os âmbitos em busca da concretização de seus objetivos.

ALUNA: Aparecida Flávia Nascimento.
TURMA: 8ºANO B
TURNO: TARDE

Cruz, Cidade ouro com idade prata.

Em Cruz, temos várias coisas legais que dá privilégios para sociedade, entre elas as escolas públicas, hospitais, a brinquedoteca, além da biblioteca e outras coisas mais.
As escolas ensinam tudo para os alunos dão até oportunidade para os mais velhos de estudar por não ter conseguido estudar mais cedo, os hospitais atendem os idosos e a toda comunidade.
O nosso município também nos oferece várias áreas de lazer direcionada para os jovens, praças onde todos se divertem, a construção da Vila Olímpica que tem muitos tipos de esportes, inclusive o futebol, na escola do estado temos a quadra coberta onde todos podem jogar, meninos e meninas se divertem nesse lugar. Também em nossa cidade realizamos vários festejos: A festa da nossa paróquia em homenagem a São Francisco de Assis que é comemorada durante o mês de setembro. É uma festa muito bonita que reuni a nossa localidade e também as localidades vizinhas.
Temos também em nossas escolas, comemorações típicas, entre elas as mais importantes são as quadrilhas que se realizam com a participação dos estudantes.
Eu amo minha cidade, nela tem tudo que preciso para ser feliz e viver em paz.

Cruz, cidade ouro com idade prata.

Cruz completando os seus 25 anos de grandes conquistas e realizações, e dando o melhor para nossa comunidade. Dando trabalho, educação, esporte e lazer, se esforçando para dar o melhor para todos nós.
Cidade ouro em cultura, pinturas, artes em gerais. Mas com tudo isso, Cruz tem pontos negativos como: a falta de água nas escolas, a falta de motoristas, que cumpram seus deveres e etc.
Cruz é um bom lugar de se viver, vamos sempre, juntos, fazer de nossos pensamentos, ações concretas,para que se possa transformar de verdadeas nossas vidas, tornar melhor o lugar em que vivemos e ter o futuro que merecemos.
Cruz com apenas 25 anos, transformou a cidade com bons fornecimentos, graças a sua responsabilidade e desenvolvimento. E é por grandes motivos que devemos ajudar a cidade de Cruz ficar cada vez melhor, e a cada ano que se passa devemos olhar para trás e refletir que tudo que a cidade fez valeu e vale apena.
E por último, vamos continuar crescendo e aprendendo a fazer de cada ano um grande passo rumo a grandes conquistas e realizações, para que se tenha a idéia do que foi feito e do que ficou por fazer. É o momento de parar um pouco e valorizar nosso crescimento. Vamos estabelecer metas, pensar nos acertos e nas mudanças necessárias, é assim refletir que cada ano que Cruz completa é um grande crescimento.

ALUNA: Marta Bruna Nascimento
TURMA: 8º Ano "B"

Cruz, 25 anos de emancipação.

Apesar de pequena nossa cidade já é bem atualizada estando em comparação com os municípios vizinhos. Somos bem avançados nos temas de esporte, cultura, educação, saúde e lazer. Cruz tem sim idade de prata, mas merece o título de cidade de ouro.
Nosso povo é um povo unido, pobre mais muito honesto, batalhador busca a cada dia conseguir pra sí uma vida melhor e apesar de todas as dificuldades estão sempre com um belo sorriso no rosto.
Temos aqui uma beleza especial que encanta quem por aqui passa, pessoas de todos os lugares até mesmo de lugares distantes vem ver essa nossa beleza especial.
Rios e lagoas a disposição, praças lindas perfeitas para passear e caminhar. Bons restaurantes e churrascarias enfim, temos tudo do bom e do melhor para oferecer, porque Cruz é sim um bom lugar de se viver.


Cruz, cidade ouro com idade prata.

Se eu fosse contar as maravilhas desse lugar não caberia numa folha de papel porque são enumeradas as maravilhas que existem aqui de lazer a tradições.
Não posso falar de Cruz sem falar das praias uma mais linda do que a outra, as comidas típicas um prato melhor do que o outro, as plantas que enriquecem a nossa terra, a cultura que nunca deve ser esquecida, o dom de saber fazer artes com as mãos que já nasce nas veias dos cruzenses, a capoeira dança popular do nosso lugar que passa de geração a geração, a saúde, o lazer, coisas que não faltão em Cruz, a segurança bem público de todos e a educação que transformam as crianças em cidadãos de verdade e que amanhã vão construir mais um pedacinho de Cruz.
Não foi à toa que Cruz recebeu esse título "CRUZ, CIDADE OURO COM IDADE PRATA". Cruz foi construída pelas pessoas que aqui existem por que elas sabem em quem eleger as autoridades, Cruz cresce por que essas autoridades sabem enxergar as necessidades dos cruzenses.

ALUNA: Francisca vanessa Sousa Montes
TURMA: 7º Ano "B"

Cruz, cidade ouro com idade prata
.

Para falar de Cruz, a gente tem que conhecê-la muito bem. E eu sou uma dessas pessoas. Cruz é um bom lugar de se viver, tem muita paz, amor, união entre todos nós.
Ser um cruzense, não é só morar em Cruz, e sim, admirá-la como ela é, bonita, limpa, e os seus moradores fazem parte de tudo isso, aliás, ela só é Cruz por causa de nós moradores, que a tratamos muito bem.
Aqui temos uma boa educação, todas as escolas são cheias de bons alunos, que querem estudar para garantir um bom emprego e sua vida melhorar. E sustentar a família que um dia todos querem e irão ter. Por isso mesmo que em educação somos ouro.
A saúde também é muito boa. Há hospitais, postos de Saúde, e até pessoas que passam na porta de nossas casas para nos orientar. Por isso, todos os cidadãos de Cruz, tem uma ótima saúde.
Todos os dias chegam turistas de todos os lugares que podemos imaginar, admiram as belezas que aqui existem e levam de lembrança para o seu lugar.
Enfim, termino dizendo que tenho orgulho dessa cidade que construímos, e que ainda vai crescer em educação, saúde, e entre tantas outras coisas que fazemos parte.

ALUNA: Iara Maria de Souza.
TURMA: 8ºAno "A"

Cruz, cidade ouro com idade prata

Viver é sempre um grande desafio, para vencer na vida é preciso coragem, pois sabemos que ela pode nos surpreender a qualquer momento. A cada ano que passa estamos dando um passo a frente. Mas do que uma festa de aniverssário, ganhamos a certeza de que podemos crescer, por que somos capazes de sonhar e de fazer o sonho virar realidade.
Chegar ao jubileu de prata é uma grande conquista para nossa cidade, são 25 anos de história, construídas pelas mãos do povo batalhador, que luta por seus objetivos, que enfrenta as dificuldades da vida sem perder a fé e a esperança. São esses, os verdadeiros merecedores dessa glória que hoje alcançamos, somos nós, cidadãos cruzenses.
Cruz mereceparabéns, não pelos anos que completa, mas por ser essa cidade acolhedora e tranquilha que cada dia vai crescendo mais, sem deixar de lado valores como a educação, o respeito e a dignidade.
Nossa cidade é ouro porque trás em sua história conquistas e realizações. Como se fosse um livro, que cada um de nós escreveu pelo menos uma linha fazendo com que a cidade de Cruz se tornasse UM BOM LUGAR DE SE VIVER.

ALUNA: Maria Janiele Magalhães
TURMA: 8º Ano "A"

Cruz, cidade ouro com idade prata.


Cruz é uma cidade muito bonita com muito trabalhadores competentes, educados e com bom desempenho, todos que moram nessa cidade tem grande orgulho de morar aqui.
Aqui onde moramos é um lugar muito calmo, é uma cidade limpa, bonita e boa de se viver, pois quem mora aqui tem boa educação e tem bom desempenho. Cruz é lugar bastante visitado por pessoas de diversos lugares, todos que vem aqui escultam muitas histórias dessa cidade e vão embora com anciedade de voltar de novo.
Como um lugar movimentado, Cruz não apresenta nenhum perigo a seus habitantes podendo contar com equipe de segurança para toda população.
Cruz tem um bom prefeito que cuida bem dessa cidade maravilhosa; dispõe de igrejas,lojas e mercearias onde todos desfrutam como podem.
Aqui tem diversas pessoas de várias raças, cor e etnias. Mesmo assim todos vivem bem, não foi à toa que Cruz foi contemplada com o título CIDADE DE OURO.
Eu que moro aqui mais de 12 anos posso dizer que Cruz tem escolas para todos, dispondo de lazer como praças, belissíma praia, e por isso Cruz é sim um bom lugar de se viver.

ALUNA: Maria Arlete do Nascimento.
TURMA:7º ANO "A"

Cruz, cidade ouro com idade prata

O nosso município de Cruz é uma das cidades mais privilegiadas em Educação, pois cada educador faz de tudo para que os alunos com o passar de cada semestre possam ter um bom desempenho e que cada um tire boas notas, mostra que aprendeu bastante.
A cada ano que passa nossa cidade vai se desenvolvendo cada vez mais ficando bem estruturada, com novas quadras para que o esporte possa ser um dos fatores mais beneficiado por alunos ou outras pessoas do nosso município.
Hoje, Cruz conta com muitos, alunos, escolas, belas praças, placas informativas sobre cada ponto de nossa cidade, bom lazer e muitas construções de quadras esportivas e coleta seletiva.
Nossa cidade também conta, com a prefeitura municipal que está sempre com um ótimo desempenho, muitas tradições, homens que se esforçam para dá alimento a suas famílias, com o seu trabalho, na agricultura ou na pesca.
Não podemos afirmar ainda que Cruz está perfeita, pois existem, alguns fatores negativos como por exemplo: falta de água nas escolas, motoristas sem muito compromissos com os alunos, falta de energia em algumas localidades.
Porém sabemos que um dia nossa cidade vai vencer a tudo isso, até mesmo porque Cruz tem 25 anos de progresso, cidadania e compromisso com seu povo é se esforçando aos poucos que chegamos lá para contar com a vitória de nosso município de Cruz.

ALUNA: Erlândia Maria do Nascimento
TURMA: 8º ANO "B"